ACÇÃO DE FORMAÇÃO “Como compreender/intervir nas problemáticas da aprendizagem”

DESTINATÁRIOS:
• Pais/Encarregados de Educação e Auxiliares de Acção Educativa Do Pré-Escolar e 1º/2º/3º Ciclos Do Ensino Básico
(DATA: 19 de Maio de 2010, das 19h às 20h 30m)
• Educadores, professores do 1º/2º/3º Ciclos Do Ensino Básico (incluindo profs. de AECs) e técnicos de nível superior coadjuvantes da acção educativa
(DATA: 19 de Maio de 2010, das 16h às 19h, com intervalo de 15 min.)

FORMADORAS:
. Drª Teresa Margarida Sousa, mestra em Logopedia - Reabilitação das Perturbações da Fala de da Linguagem;
. Drª Tatiana Louro, licenciada em Psicologia Clínica;
. Drª Raquel Nascimento, licenciada em Educação Especial e Reabilitação.

OBJECTIVOS:
 Dar uma perspectiva progressiva e globalizante dos principais factores / problemáticas que perturbam a aprendizagem/desenvolvimento desde os primeiros anos de escolaridade até à adolescência/início da fase adulta;
 Ajudar os PAIS/EE, professores e todos os coadjuvantes da acção educativa a reconhecer melhor os sinais de alerta perturbadores do comportamento e da aprendizagem para que as suas formas de actuação sejam as mais adequadas;
 Propor estratégias de intervenção, de modo a facilitar a actuação de todos os que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem , quer em casa quer na escola..

PROBLEMÁTICAS A ABORDAR:

“Como lidar com as birras”
“O meu filho tem bichos carpinteiros”
“Parece-me que o meu filho está mais atrasado na fala do que as outras crianças da idade dele”
“O meu filho ainda fala mal. Será que vai escrever mal?”
“Por que é que o meu filho não consegue fazer puzzles?”
“Porque cai mais facilmente?”
“Porque vai frequentemente contra os objectos?”
“ Porque tem ‘mãos de manteiga’ e deixa cair os objectos com facilidade?”
“Por que é que ainda faz chichi na cama?”
(…)


“Parece que está com a cabeça na lua”
“Não fala comigo”
“Não partilha as refeições connosco”
“Está muito magra”
“Bloqueia nos testes”
“Tem frequentes alterações de humor”
“O meu filho tem comportamentos estranhos e/ou um grupo de amigos estranhos”
“Tem gostos esquisitos”
“ O meu filho não me valoriza”
“O meu filho tem comportamentos aditivos
(álcool, drogas,…)
(…)

Pretende-se levar os participantes neste workshop a perceber se determinado tipo de comportamentos são naturais ou patológicos e as suas implicações nos mecanismos da aprendizagem. Procura-se também dar algumas respostas para os atrasos da linguagem, dificuldades em aprender a ler e a escrever, dislexia, discalculia, hiperactividade, DAMP, perturbações do espectro do autismo, (…), quais os principais sinais e sintomas a que os pais devem estar atentos na adolescência, entre outros.
Neste contexto, vão ser propostas algumas estratégias de intervenção para facilitar a actuação dos intervenientes na educação das crianças e adolescentes, seja na escola ou em casa.
Inscreva-se na folha em anexo, ou via telefone, mail, CTT ou na Direcção do Agrupamento até ao dia 17/05/2010 (nome completo, idade, profissão e Escola/Jardim de Infância/Associação de Pais/ATL onde trabalha ou frequentada pelo(s) seu(s) filho(s). Será entregue um CERTIFICADO a todos os participantes.
PARTICIPE!

Sem comentários:

Enviar um comentário